A SEMEC VEM FAZER A TODOS CIENTES SOBRE OFÍCIO RECEBIDO PELA SECRETARIA QUE TRATA DA APLICAÇÃO DA PROVINHA BRASIL - 2ª ETAPA:
Secretaria de Educação Básica
Diretoria de Currículos e Educação Integral (DICEI)
Coordenação Geral do Ensino Fundamental (COEF)
Anexo II - Sala 309 - Telefone (61) 2022-8439 FAX (61) 2022-8438
CEP: 70.047-900 Brasília, DF.
OFÍCIO CIRCULAR Nº 66 /2012/MEC/SEB/DICEI/COEF
Brasília, 27 de novembro de 2012.
Aos Secretários de Educação dos Estados e Municípios
Assunto: Provinha Brasil.
Prezados (as) Senhores (as),
- Como é do conhecimento de Vossas Senhorias, a avaliação Provinha Brasil foi criada em 2008, pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de auxiliar as escolas e as redes de ensino no acompanhamento do processo de alfabetização das crianças, assegurando que todos os alunos estejam alfabetizados até o terceiro ano do ensino fundamental.
- Sua aplicação fica a critério das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação que devem planejar a sistemática de como aplicar e avaliar os testes das crianças matriculadas no 2º ano do ensino fundamental, assim como interpretar, utilizar e divulgar os resultados.
- Devido a problemas de atraso nos serviços da empresa contratada pelo MEC - e que fogem ao controle desta instituição - a distribuição da segunda etapa desse importante instrumento está prevista para ser concluída, em algumas localidades do Brasil, num momento em que o calendário escolar inviabiliza sua aplicação ainda esse ano.
- Dessa forma, para as escolas que receberem o conjunto de documentos denominado Provinha Brasil - Segunda Etapa em momento inapropriado e que não conseguirem aplicar ainda esse ano, recomendamos que a realizem nos primeiros dias letivos de 2013.
- Assim, as crianças que, em 2012, estavam concluindo o 2º ano e iniciarão o 3 º ano do ensino fundamental no próximo período letivo, terão garantida a continuidade do diagnóstico das suas aprendizagens.
- O MEC, ao solicitar a compreensão de todos, reitera a certeza na colaboração das Secretarias de Educação, bem como de educadores e da sociedade em geral para concretizar as metas de qualidade para a melhoria da educação brasileira.
Atenciosamente,
COORDENAÇÃO GERAL DO ENSINO FUNDAMENTAL

0 comentários :
Postar um comentário