AD (728x90)

terça-feira, 31 de março de 2015

Ler para Saber Mais inicia atividades de 2015 com palestra sobre crítica da mídia - Supervisora e Professora da Escola Municipal Joaquim Leal Pimenta participam do Encontro

Compartilhe
As atividades deste ano do Ler para Saber Mais começaram ontem, 27, com uma palestra para professores de escolas participantes do programa. O encontro aconteceu no Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL). O programa desenvolvido pelo jornal GAZETA DO OESTE tem como objetivo levar os jornais para as salas de aula e formar leitores críticos.
Este primeiro encontro teve como tema “A pedagogia crítica da mídia”, tratando da influência que os meios de comunicação exercem em seus receptores. “Nosso objetivo é mostrar aos professores como trabalhar o leitor crítico, para que possa ver a mídia com outro olhar, que os alunos questionem, que observem questões como interesses e ideologias de cada veículo”, destacou Marcos Antônio, coordenador do programa Ler para Saber Mais.
O seminário foi ministrado pelo jornalista e professor do curso de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), William Robson, que explicou como mostrar ao aluno o porquê de cada reportagem, o interesse de cada veículo. “Só em passarmos a ver a mídia de uma forma diferente, já é válido. Não é apenas assistir a um jornal e achar que está bem informado, mas sim fazer questionamentos, comparar com o modo de informar de outros veículos, passar a ver a notícia de forma crítica”, afirmou.
Na ocasião também foram tratadas questões como coerências e incoerências no jornalismo. Os professores relataram experiências vividas em sala de aula, sobre suas influências, como profissionais, na formação de leitores críticos.
A professora Débora Praxedes participou de um evento do Ler para Saber Mais pela primeira vez, representando a Escola Municipal Professor Manoel Assis. “Foi bom porque agora teremos esse embasamento. Deu oportunidade para nós professores conhecermos mais o jornalismo para trabalhar com ele em sala de aula com mais consciência”, afirmou.
A professora Jailma Silva, do Colégio Cristo Redentor, já participa a alguns anos do programa e falou sobre a importância de eventos como esses. “O Ler para Saber Mais vem para somar com as nossas experiências do dia a dia, além do mais é importante porque traz notícias tanto do que acontece no bairro em que os alunos moram, como no país e no mundo e os familiariza com as notícias e, principalmente com a leitura”, disse.

FONTE: http://gazetadooeste.com.br/

Nota do Blog: Representando o nosso município participaram a Supervisora Lucila Liberato e a professora Sara, ambas da Escola Municipal Professor Joaquim Leal Pimenta, que desde o ano passado desenvolve as atividades do Projeto Ler para Saber Mais do Jornal Gazeta do Oeste na escola acima mencionada.

Postado por

O Blog da Secretaria Municipal de Educação é uma importante ferramenta de divulgação de nossas atividades. Prezamos pela transparência da informação.

0 comentários :

Postar um comentário

© 2013 SEMEC CAMPO GRANDE/RN . All rights resevered. Designed by Templateism