AD (728x90)

segunda-feira, 16 de julho de 2018

Educação Municipal realiza cerimônia de encerramento do PNAIC (edição 2017/2018)

Compartilhe

Na manhã de sábado do dia 14 de julho de 2018 foi realizada na Escola Municipal Professora Iêda Medeiros Dantas Saldanha a Cerimônia de Encerramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (edição 2017/2018). O evento contou com a presença de diversos professores da Rede Municipal que participaram das formações bem como dos formadores locais de cada turma.
A cerimônia foi conduzida pela Coordenadora Local do PNAIC, Ana Bartira da Silva Moura, que enalteceu a importância desse momento para a educação municipal.
Na ocasião estiveram presentes o Prefeito Municipal, o Sr. Manoel Veras, a Secretária de Desenvolvimento social, Iara Dantas, o diretor José Jales de Souza e a diretora Cassilda Saldanha, que representou a Secretária de Educação, Geovanna Medeiros.
A diretora Cassilda Saldanha fez uso da palavra e afirmou que o programa foi realizado de forma exitosa no município graças ao apoio da Prefeitura Municipal que, através da Secretaria Municipal de Educação, forneceu todos os subsídios para a realização das formações do PNAIC.   
Em seguida o Prefeito Manoel Veras trouxe sua mensagem de agradecimento e parabenizou a todos que fazem parte do PNAIC (coordenadora, formadores e demais professores presentes).
A Coordenadora Local Ana Bartira relatou em seu discurso que essa seria a ultima edição do PNAIC e aproveitou o momento para falar dos desafios e dos bons resultados alcançados através do programa. “Benditos(as) sejam todos(as) que entraram nessa roda! Benditos sejam os encontros ao longo do percurso, que promoveram tantas aprendizagens! Benditas sejam as experiências que nos constituem e aquelas que ainda virão! Sejam benditos(as)!”. Disse a Coordenadora.
Em seguida, foi a vez do diretor José Jales discursar, ele parabenizou as professoras por mais uma capacitação concretizada e destacou a missão nobre e o aprimoramento das práticas educacionais.
Para dar início ao segundo momento, foram realizadas duas apresentações culturais com danças. A primeira foi ao som da música “Ao mestre com carinho” e encantou a todos os presentes. A apresentação foi conduzida pela facilitadora de dança, Emanuela Suyane, juntamente com seus alunos do Programa Novo Mais Educação.
Em seguida, a professora Maria de Lourdes (Lurdinha) trouxe uma contagiante e animada quadrilha junina com os seus alunos, que mostrou, de uma forma inclusiva, o amor dos alunos por nossa nação.
Foi servido um café da manhã compartilhado seguido de sorteios de brindes para os que se fizeram presentes.
A formadora local Neide Alcantara, que iniciou o terceiro momento, disse que o sentimento foi de  gratidão por tudo que aprendeu, e que os professores são exemplos de dedicação e esforço, e enumerou  que cada um fez sua parte para essa conclusão.
O formador Keops Pimenta destacou que os professores puderam aprimorar seus conhecimentos e aproveitou o momento para demonstrar todo o seu apoio no processo de ensino aprendizagem.
Após os discursos, algumas professoras trouxeram relatos de vivências exitosas em sala de aula. Foram elas as professoras Ana Paula Cruz, Maria de Lourdes e Cleide Medeiros. 
Por último, o formador Felipe Fernandes também demonstrou seu reconhecimento pelo trabalho que vem sendo realizado. Agradeceu aos que se fizeram presentes e apresentou um vídeo de retrospectiva das formações.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso dos governos (Estadual, Federal Municipal) desde 2013 para atender a meta 05 do Plano Nacional de Educação que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade. A principal inovação do programa desse ano refere-se a um direcionamento maior na intencionalidade pedagógica das formações e inserção da Educação Infantil.
As capacitações foram realizadas aos sábados (em sua maioria) e contou com a participação de diversos professores da rede municipal.































Postado por

O Blog da Secretaria Municipal de Educação é uma importante ferramenta de divulgação de nossas atividades. Prezamos pela transparência da informação.

0 comentários :

Postar um comentário

© 2013 SEMEC CAMPO GRANDE/RN . All rights resevered. Designed by Templateism