

Nesta sexta-feira, (02/09), por volta das 09:00 horas da manhã a SEMEC promoveu um estudo com todos os professores lotados nas turmas de 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. O encontro faz parte de ações desenvolvidas no PAR, e teve como foco o repasse de orientações sobre a Prova Brasil, que servirão para adicionar ao trabalho no qual as escolas já vêm desenvolvendo desde o início do ano.
Durante os encaminhamentos da pauta, foi dado ênfase aos seguintes pontos:
*Socialização por parte dos professores sobre como estão conduzindo os trabalhos em sala de aula, voltados para a Prova Brasil;
*Análise do resultado do IDEB do Município de Campo Grande/RN, nos anos anteriores e a projeção de notas por escola, para este ano de 2011;
*Estudo dos descritores (habilidades) que compõem as orientações para o caderno de leitura e de resolução de cálculos matemáticos;
*Sugestões de atividades e de ficha de acompanhamento individual do aluno, considerando que não basta conhecer as dificuldades dos alunos, é preciso criar situações didáticas para que ele desenvolva essa habilidade;
*Orientações para o Simulado e também para a Prova Brasil, proporcionando ao aluno uma noção de aspectos como: normas para preenchimento, o formato das questões, o tempo disponível para responder, entre outros.
Vale salientar que, além dos resultados da Prova Brasil, o IDEB (índice de desenvolvimento do Ensino Básico) é calculado ainda com base nas taxas de aprovação e frequência do aluno, e desse modo, vemos o quanto é imprescindível a participação de toda a comunidade escolar em ações que de fato contribuam para alavancar a nota do IDEB de nossas escolas este ano.
Durante os encaminhamentos da pauta, foi dado ênfase aos seguintes pontos:
*Socialização por parte dos professores sobre como estão conduzindo os trabalhos em sala de aula, voltados para a Prova Brasil;
*Análise do resultado do IDEB do Município de Campo Grande/RN, nos anos anteriores e a projeção de notas por escola, para este ano de 2011;
*Estudo dos descritores (habilidades) que compõem as orientações para o caderno de leitura e de resolução de cálculos matemáticos;
*Sugestões de atividades e de ficha de acompanhamento individual do aluno, considerando que não basta conhecer as dificuldades dos alunos, é preciso criar situações didáticas para que ele desenvolva essa habilidade;
*Orientações para o Simulado e também para a Prova Brasil, proporcionando ao aluno uma noção de aspectos como: normas para preenchimento, o formato das questões, o tempo disponível para responder, entre outros.
Vale salientar que, além dos resultados da Prova Brasil, o IDEB (índice de desenvolvimento do Ensino Básico) é calculado ainda com base nas taxas de aprovação e frequência do aluno, e desse modo, vemos o quanto é imprescindível a participação de toda a comunidade escolar em ações que de fato contribuam para alavancar a nota do IDEB de nossas escolas este ano.
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