A prefeitura de Campo
Grande/RN, através da Secretaria Municipal de Educação, dedicou uma semana
inteira à capacitação de seus professores do “Brasil Alfabetizado”, programa do
Governo Federal que visa obter mais eficiência no desenvolvimento da Educação
para Jovens e Adultos (EJA).
Foram promovidos momentos
de estudos pedagógicos voltados para a Formação Inicial do referido programa,
que tem como objetivo preparar os Professores Alfabetizadores, e Coordenadores de
Turmas para adquirirem novas competências e estratégias específicas que venham
contribuir para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem no
cotidiano da alfabetização.
Na manhã desta
segunda-feira, 22, no auditório da SEMEC “Professora Maria Barbosa de Melo”, as
professoras formadoras, juntas aos professores do programa, deram abertura aos
trabalhos da semana.
Na ocasião foi
ministrada uma palestra pela professora Maria José Soares, sobre o histórico
das políticas públicas na educação de jovens e adultos e as perspectivas atuais.
Já durante a manhã
da terça-feira, 23, a professora formadora Ana Maria Saldanha, ministrou uma
palestra com o seguinte tema: Alfabetização e letramento na perspectiva de
jovens e adultos.
Na quarta-feira, 24,
foi ministrada uma palestra pela professora formadora Maria da Conceição Holanda,
sobre a matemática na perspectiva da alfabetização e do letramento.
Já durante a
quinta-feira, 25, a professora formadora Antonia Nerialba Teixeira, ministrou
uma palestra com o seguinte tema: Natureza e sociedade, uma abordagem
interdisciplinar.
Durante a manhã
da sexta-feira, 26, foi realizado o encerramento da semana de capacitação com
a participação do Prefeito Bibi de Nenca e do Secretário de Educação Raniere
Moreno. Na ocasião foram realizados planejamentos, organizando assim, a rotina
da alfabetização e avaliação.
Foi uma semana
produtiva de capacitação dos professores alfabetizadores, visando um maior
conhecimento para assim aplicarem junto a seus alunos, promovendo uma possível
melhoria na qualidade do ensino, conteúdo de extrema importância como objeto de
inclusão para aqueles que mesmo mais velhos anteriormente não sabiam ler ou
escrever.
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