Para
discutir as metas e indicadores do PAR – Plano de Ações Articuladas – foi
realizada na manhã desta sexta-feira ( 17/02) uma reunião entre a equipe local formada por representantes
da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/RN e representantes das
unidades escolares locais.
Coordenada
pelo Técnico da SEMEC, Felipe Laydson de Melo Fernandes, esse encontro inicial tratou
de planejar a 1ª etapa de elaboração do instrumento, denominado: Diagnóstico. A partir dos dados obtidos no diagnóstico,
será possível mapear quais os principais avanços do município e as necessidades
a serem priorizadas para que se alcancem melhores resultados na Educação
Básica, gestão democrática e quanto à valorização dos profissionais da educação
pública.
Para dar andamento
às discussões iniciadas durante toda a manhã, a equipe local do PAR
comprometeu-se em se reunir novamente na próxima segunda-feira (20/02).
O PLANO
O preenchimento
correto do PAR, no SIMEC (Sistema de Monitoramento do MEC), é hoje pré-requisito
para que Municípios, Estados e o Distrito Federal possam receber auxílio
técnico e financeiro.
Em outras
palavras: possibilita o acesso a programas federais nas áreas de formação
profissional para docentes e técnicos, bem como a programas de transferência de
recursos para construções de creches, quadras poliesportivas, aquisição de
veículos para o transporte escolar, dentre outros mantidos pelo governo
federal.
UM APRENDIZADO
O
encontro de caráter preliminar, sem dúvida, proporcionou a todos os presentes
uma experiência de participação democrática que tanto orienta, como fortalece a
gestão da educação.
Um aprendizado
coletivo sobre a realidade educacional deveras importante de ser vivenciado
pela comunidade campo-grandense.
0 comentários :
Postar um comentário