AD (728x90)

quinta-feira, 7 de maio de 2015

3ª CRÔNICA: Noite, noite, nunca te esquecerei... *

Compartilhe
  Identificação:
Aluno-Autor: Joatan Pimenta Cavalcante tem 14 anos, é filho de João e Neta de Adalto, como são conhecidos na cidade. Reside à Rua João Ramalho. Durante o Ensino Fundamental 1 e 2 estudou nas Escolas: Adrião Melo e Joaquim Leal Pimenta. Hoje, está cursando o 1º Ano do Ensino Médio na Escola Estadual Prof. Adrião Melo.
Frase de efeito sobre a vida, para o aluno-autor: “Se te chamarem de amador, lembre-se: amadores construíram a Arca de Noé, e profissionais construíram o Titanic.”

Noite, noite, nunca te esquecerei... *
           
            Eram dez horas da noite, na minha pacata e acolhedora terrinha Campo Grande. Estava em época de Festa de Sant’Ana, padroeira da cidade e eu lá, solitária numa esquina próxima a um mercado, encostada a uma árvore. O tempo frio e nublado funcionava como um véu a esconder a lua e as estrelas.
Quando de repente, uma mão fria e pálida me puxa para um beco vazio próximo dali, me encosta na parede úmida, um olhando no olho do outro, nossos dedos entrelaçados, nossos lábios roxos e gelados, um querendo aquecer o outro, quase nos beijando. Atitudes que só acendiam uma chama no meu coração: uma paixão por aquele garoto cujos olhos eram negros como a noite.
O tempo não ajudou: num piscar de olhos, chove torrencialmente. Olhamos para o céu e depois nos entreolhamos. Então, ele me beija e diz: “Eu vou. Porém, quando você menos esperar, estarei ao seu lado para que renasça outra chama em nossos corações.”
E eu o disse: “Será que te esquecerei? E essa, meus caríssimos leitores, é uma indagação que mais responde que propriamente pergunta. Pois tenho claro comigo que a confusão de sensações e sentimentos vividos intensamente por nós, dois amantes e amados naquela noite, mesmo que por alguns instantes, iria marcar pra sempre meu amor. Por isso respondo que sim. Haja o que houver, sempre vou lembrar-me dessa noite: um momento breve e passageiro, mas alucinantemente inesquecível!


AUTOR: JOATAN PIMENTA CAVALCANTE – 9º ANO “B” – VESPERTINO- Ano: 2014

Breve nota sobre o eu-lírico e o autor:

O eu lírico é a voz que se manifesta no texto literário (no poema) e nem sempre é a mesma voz de seu autor. Faz parte da arte literária a criação de outros tipos de personagens e diferentes estilos. Nessa crônica, em especial, o autor se apropria de um eu-lírico feminino em que aborda um encontro amoroso sob o ponto de vista da mulher. Elementos que se mostram presentes em muitos versos de poetas como Fernando Pessoa, Chico Buarque, Carlos Drummond de Andrade. Graças ao eu-lírico os sentidos são pluralizados, o que torna os textos poéticos tão peculiares e belos.

Postado por

O Blog da Secretaria Municipal de Educação é uma importante ferramenta de divulgação de nossas atividades. Prezamos pela transparência da informação.

0 comentários :

Postar um comentário

© 2013 SEMEC CAMPO GRANDE/RN . All rights resevered. Designed by Templateism